quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Carniceiros à solta

JM Cunha Santos

O atentado a bala contra o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, vem reforçar o alerta que vem sendo feito por esse jornal sobre o concurso de pistoleiros no Maranhão na periferia dos grandes projetos que aqui se instalam. A ganância por terras supervalorizadas estimula a ganância pelo poder, o ódio político se instala, criando-se, então, um território propício à mais desumana profissão do mundo. É um fato histórico e que não admite contestações.
Denunciamos dezenas de vezes, os assassinatos de quilombolas; denunciamos o extermínio de lideranças rurais e a existência de listas de pessoas marcadas para morrer. Até apelamos para que, em ação especial, a Secretaria de Segurança Pública escorraçasse os pistoleiros desse Estado. Ao que parece, pregamos no deserto.
Sofremos, fomos humilhados em nossa dignidade humana e não nos conformamos até hoje com o assassinato do jornalista Décio Sá e mais uma vez reverberamos sobre a extrema urgência de caçar os carniceiros que estão à solta ou sendo convocados para o Maranhão.
E amanhecemos com a notícia de que o ex-deputado e hoje prefeito de Timon, Luciano Leitoa, por pouco não é fuzilado num trecho da MA-040. Os crimes de pistolagem se sucedem. Em São Luís, em Barra do Corda, nas reservas quilombolas, nos assentamentos e ocupações, em terras griladas e, agora, em Timon.
O Maranhão vive um Deus nos acuda com esse tipo tenebroso e constante de ameaças e não se tem notícias de uma política preventiva de segurança. Os carniceiros estão à solta, inclusive matando numa proporção jamais vista em São Luís. Foram sessenta vidas tiradas somente no último final de semana. Então, que Deus nos acuda...

Um comentário:

  1. Cunha santos.

    Este negócio de contratar pistoleiro para matar os outros por causa de terra, eu tecntar umas coisas, olha a advogada da MPX uma certa ocasião disse sentro da SINC-MA que os pistoleiros contaratados pela MPX eram melhores do que os do Jairzinho que era expertase em pistolas de ouro nas bandas do parque jair, e Zona rural de S. LUIs, enfim o NANÁ de filipão que é dono de uma emresa pirata de segurança que trabalha para ricardo murad, inclusive a NANAGEL esteve envolvida num escandalo que tinha ricardo murad com um dos atores dsete quadro de envolvimento com pistoleiros saiu até no jornal pequeno, hoje NANÁ de filipão faz segurança pistleiricxa para aterpa, MPX, Carlos césar cunha que vendeu as terras para a MPX, e ainda por cima vive num bar só no meio de bacanas no olho dagua,amendoeira antiga, que agora tem outro nome, NANÁ trabalha também para fernandão edeconsil testa de ferro elaranja de FEFÉ, enfim tudo no mesmo balaio safadezas com grilagem de terras. A aterpa é de jorge murad e o testa de ferro é o laranja ZECA BELO, ainda tem o laranja FERNNDÃo EDECONSIL.

    ResponderExcluir