terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Filhos de Sarney

JM Cunha Santos

E de repente começaram a surgir os novos filhos e filhas de Sarney. E por que todo mundo, agora, resolveu que é bom ser filho de Sarney? Ora, filho de Sarney não pode ser investigado, não pode ser cassado, não pode ser julgado e muito menos condenado. Não pode ser preso, pois traz de berço a licença legal da inimputabilidade. É pior que índio brabo, que menor cheio de crack, que alcoólatra com atestado de doido. É intocável.
Filho de Sarney já nasce donatário de capitania, com mandato de deputado garantido, com direito a veto e a muitos votos. Conheço gente que faria qualquer coisa para ser filho de Sarney. E não por que ele foi presidente do Senado quatro vezes; não porque chegou à Presidência da República ou porque é membro da Academia Brasileira de Letras. Não porque seja dono de uma ilha que não afunda nunca. Querem ser filhos de Sarney, ou pelo menos netos, ou pelo menos sobrinhos, ou pelo menos bisnetos, tatatraraataratneto, porque essa é a única forma de ser feliz no Maranhão.
Aquela moça, a Silene Sarney ou Silene Araújo Costa, que nessas coisas de nome próprio ninguém se mete, é corajosa, muito corajosa. Saiu por aí dizendo pra todo mundo, até publicou no Jornal Pequeno, que é filha de Sarney. Essa não tem medo de insulto, de processo, de bala, de faca, nem de assombração.
E já houve quem dissesse que ela é da Terceira Via ou que é uma invenção da Rede do deputado Dutra para enfrentar, como vítima da deserdação política, a candidatura do Luis Fernando. Alguns gritaram: “Isso é coisa de comunista! Foi gerada na União Soviética”! Outros afirmam que é uma alternativa do próprio Sarney diante da incontestável inapetência político-administrativa de Roseana. Sem contar os que falam que é irmã gêmea e também quer governar. Peraí, duas Roseanas ninguém agüenta! Mais uma com o mesmo DNA de Sarney e o Maranhão explode. E vai faltar Maranhão para dividir.

Um comentário:

  1. E TU PREFERE SER FILHO DE JOÃO CASTELO OU DO SENADOR SARNEY?
    DUVIDO SE NÃO PREFERIA SER DO MAIS PODEROSO, QUEM NÃO QUERIA. QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

    ResponderExcluir