sábado, 14 de janeiro de 2017

Quadrilha com 14 assaltantes de banco é presa e apresentada na Secretaria de Segurança

Carolina Gomes – Ascom/SSP


A Polícia Civil, através da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), as Delegacias Regionais de Viana e Santa Inês, em conjunto com policiais militares da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE) apresentou, nesta sexta-feira (13), resultados de investigações feitas acerca da quadrilha responsável pela explosão de uma agência bancária da cidade de São Mateus, fato ocorrido no dia 15 de dezembro de 2016.
Em coletiva a imprensa, o superintendente da SEIC, Tiago Bardal, descreveu que essa quadrilha vinha sendo investigada a cerca de três meses pelo Departamento de Roubo a Banco da SEIC. Parte dela teria participado de assaltos a bancos em Matinha e Cajari.
A união de duas quadrilhas, uma localizada em Santa Inês e outra em Viana, teve como finalidade assaltar o Banco do Bradesco de São Mateus, episódio este sucedido no dia 15 de dezembro do ano passado, por cerca de quatorze homens. Relatos de testemunhas expuseram que eles fecharam a BR, pegaram um ônibus com passageiros e os fizeram reféns. Os passageiros viriam a servir de escudo humano na frente da agencia durante o assalto. Através de diversas diligencias feitas pelas forças de segurança, a Polícia Militar conseguiu realizar a prisão de três dessas pessoas em Bacabal. Diante disso, começou uma averiguação minuciosa nos municípios acima citados, até a identificação de sete pessoas em Santa Inês e quatro em Viana, sendo eles:
No dia anterior, quinta-feira (12), a SSP apresentou a maior apreensão de drogas já realizada no estado do Maranhão. Foram tirados de circulação aproximadamente duas toneladas e meia de maconha, apreendida em Jenipapo dos Vieiras por policiais civis e militares lotados em Barra do Corda. E, na manhã de hoje (13), apresentaram uma numerosa quadrilha com onze integrantes, que somados aos outros três que foram presos logo após o evento de São Mateus, pela PM, no município de Bacabal totalizam quatorze integrantes presos dessa quadrilha, tirados de circulação logo no primeiro mês do ano.
O Delegado Geral de Polícia Civil, Lawrence Melo, enfatizou os avanços significativos do Sistema de Segurança no Estado; “Essas ações são resultado de planejamento e investimentos feitos pelo Governo do Estado através do Governador Flávio Dino e, principalmente, de muito compromisso dos policiais civis e militares. Essa integração é real e existente entre as forças de segurança capitaneadas pelo Secretário de Segurança, Jefferson Portela. Aqui está mais uma prestação de contas para a sociedade”, relatou.
Com a apreensão dessas armas, de suma importância, passamos à segunda fase da ação policial, a que depende de prova pericial, uma vez que há fortes indícios de que eles tenham participação nos crimes dos municípios de Matinha, Cajari, Monção e São Luís Gonzaga. Com essas armas será feito o confronto balístico com os estojos recolhidos nesses assaltos. Vale ressaltar que eles já estavam em preparação para mais um crime, dessa vez na cidade de Arari.
O delegado do Departamento de Roubo a Banco da SEIC, Victor Machado exaltou o comprometimento mutuo da Polícia Civil e Militar para prestar um trabalho excelente a sociedade maranhense; “Destaco aqui a importância de todos os policias ligados nessa ação, trabalhando incessantemente para elucidar os fatos. É importante salientar que tivemos apoio do Poder Judiciário também”, disse.
Os acusados foram autuados em flagrante por organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Todos possuem mandados de prisão expedidos pela Comarca de São Mateus pelo crime praticado no dia 15/12/2016.
Quatro integrantes dessa quadrilha ainda estão foragidos e com mandados de prisão em aberto pela Comarca de São Mateus, mas para a polícia é só uma questão de tempo os prender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário