quinta-feira, 13 de julho de 2017

Idoso 'ressuscita' após ser considerado morto por equipe médica, em Manaus



Após ter sido considerado morto pela equipe médica do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Galileia, na Zona Norte de Manaus, no Amazonas, na última terça-feira, o gari Ronaldo Martins de Souza, de 63 anos, "ressuscitou", surpreendendo todos que estavam próximos. Minutos antes, Ronaldo havia sofrido uma parada cardiorrespiratória.
Uma das três filhas do gari, a assistente administrativa Rose Cleide Mendonça, de 36 anos, já tinha, junto com o marido, iniciado toda a parte burocrática para o enterro do corpo e a compra do caixão. Ela conta que, quando recebeu a notícia de que Ronaldo não havia morrido, não conteve a emoção:
- Foi algo inexplicável. Pouco antes eu tinha me despedido dele. Peguei na mão do meu pai e fiz uma oração para ele ir em paz. Muita alegria dele ter retornado. Foi um milagre!
Segundo Rose, apesar de Ronaldo estar vivo, o quadro dele ainda é grave. Ela informa que o pai está em coma induzido e foi transferido, nesta quarta-feira, para o Hospital João Lúcio, na Zona Leste de Manaus. O idoso está com pneumonia e com edema cerebral e será mantido em coma por cinco dias.
De acordo com Rose, na terça-feira seu pai teve um infarto e foi encaminhado ao hospital. Ela chegou 15 minutos depois de saber o que tinha acontecido. Suas duas irmãs já estavam na unidade com Ronaldo.
- Logo quando eu cheguei a médica saiu da sala e disse que ele estava morto. Que já havia chegado em óbito. Ela disse ainda que a equipe tentou reanimar ele por uma hora, mas que já era tarde. A doutora orientou que a gente seguisse para o necrotério e fomos aguardar o corpo. Foi uma comoção - lembra a assistente administrativa.
Depois da notícia da morte, Rose seguiu para a casa de sua mãe, que tem 66 anos e não sabia ainda do ocorrido.
- Não podia falar pelo telefone porque minha mãe é hipertensa. Mas no caminho, a minha outra irmã me ligou dizendo que a médica disse que ele tinha voltado. Foi uma mistura de sensações que nem sei explicar. Agora é esperar meu pai sair do coma e voltar para casa.
A direção do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), em nota, informa que o paciente deu entrada na unidade de saúde na última terça-feira (11), às 15h, desacordado, em parada cardiorrespiratória e sem os sinais vitais. Ele foi levado para a sala de reanimação.

A nota informa ainda que os procedimentos de ressuscitação foram realizados por cerca de uma hora, sem sucesso, e o paciente apresentando quadro compatível com diagnóstico de morte encefálica. A equipe médica comunicou à família que o paciente havia falecido e deu início à abertura do protocolo de óbito.
(Extra.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário