Folha de São Paulo destaca construção do Porto
São Luís, que deve gerar 5 mil empregos. (Foto: Karlos Geromy) |
O
Maranhão é mais uma vez destaque positivo no cenário nacional. Repercutiu na edição destasegunda-feira (19), no jornal Folha de São Paulo, o acordo entre o Governo doEstado e a China, para a construção do Porto São Luís, terminal privado demulticargas que vai gerar cerca de 5 mil empregos e permitir
escoamento de milhões de toneladas de grãos e minério de ferro. A publicação
destaca a importância do empreendimento citando sua capacidade de quase dobrar
a movimentação do Porto do Itaqui.
O jornal
reforça que apesar da crise econômica, os chineses veem oportunidades de
negócios viáveis e apostam no Brasil, que já é parceiro da China na exportação
de grãos. Em 2017, 79% da soja produzida nacionalmente foi exportada ao país
oriental.
O Maranhão
atrai o interesse pelas condições climáticas, solos férteis, e, principalmente,
a posição estratégica. Entrevistado na matéria, o governador Flávio Dino
enfatiza que o novo porto será um complemento ao Porto do Itaqui e que isso é
positivo para o Maranhão.
As
exportações realizadas no Porto São Luís devem alcançar 15 milhões de toneladas
por ano, pontua a Folha de São Paulo. São grãos – soja e milho – que
responderão por pouco mais de 70% da movimentação; fertilizantes, petróleo e
carga geral.
Na primeira
etapa de construção serão gerados cinco mil postos de trabalho, diretos e
indiretos, em diversas áreas de serviço. O Porto São Luís vai ocupar área de
200 hectares com seis berços, ponte de acesso, mais acesso rodoferroviário e
ferroviário (linha férrea em formato da fruta, usada no descarregamento de
vagões e manobra de trens). A obra terá investimento de R$ 1,7 bilhões.
O Porto
São Luís será comandando pela Communications Construction Company (CCCC) an
América, gigante chinesa da área de infraestrutura e construção, majoritária
nas ações. Participam ainda a brasileira WPR, de São Paulo, fundada em 1981,
que atua na construção civil, desenvolvimento imobiliário e logística; e Lyo
Capital Partners, do ramo de prospecção de fundos por participação da iniciativa
privada.
Na
ocasião de formalização do acordo, o empresário que comanda a CCCC, Chang
Yunbo, enfatizou que este será um importante passo do estado para o maior
desenvolvimento de suas potencialidades portuárias. A construção do Porto São
Luís integra a política de atração de investimentos da gestão, desenvolvida
desde 2015.
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