domingo, 10 de março de 2013

Parem de torturar o povo de São Luís. Repassem os pacientes dos Socorrões para o Estado

JM Cunha Santos

A mais recente crise nos Socorrões de São Luís, com essa eterna, incômoda e dolorida imagem de corredores superlotados e gente berrando de dor sem atendimento, está deixando bem clara uma insofismável verdade, a de que o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, tem razão: o município de São Luís não tem competência para administrar os hospitais de urgência e emergência nessas condições; nunca teve e nunca vai ter. Falta-lhe estrutura, faltam recursos e a insistência denota uma coisa ainda mais grave: faltam responsabilidade e sensibilidade.
Depois do extenuante golpe publicitário de pedir farinha de puba e peixe seco à população para alimentar os doentes e passados mais de dois meses da administração Holanda Júnior, nada de novo aconteceu. Os Socorrões estão muito piores do que estavam. Os pacientes do interior do Estado estão sendo barrados na porta e voltando para casa ou sendo submetidos à tortura de aguardar dias e noites por um atendimento médico, sangrando nos corredores dos hospitais. E nem adianta publicar notinhas oficiosas informando que pacientes foram transferidos para o Hospital da Mulher. O hospital da mulher é para tratar de mulher e os pacientes não estão grávidos. Vão trocar seis por meia dúzia. Se enchem o Hospital da Mulher com pacientes do Socorrão, elas vão fazer pré-natal aonde? No Hospital da Criança? Ademais, doentes precisam de um lugar fixo para o tratamento, não podem ficar passeando de ambulância de um hospital para outro.
O que precisa o prefeito Edivaldo Holanda Júnior é confessar sua incompetência para gerenciar a rede pública municipal de saúde e parar de fazer proselitismo político com a desgraça alheia. Essa gente quebrada, acidentada, de coronárias rompidas, ensangüentada, ferida e adoecida, da capital e do interior, não pode ficar esperando por “ampliação do sistema de retaguarda”, se é que isso significa alguma coisa.
A Secretaria de Estado da Saúde mostrou, na semana que antecedeu o Ano Novo, que pode administrar esses recursos com muito mais eficiência. Pois que transfiram logo os pacientes (e os recursos) do interior para o Estado e parem de torturar o povo de São Luís.

6 comentários:

  1. Eu posso te chamar só pela primeira sílaba do teu primeiro sobrenome?

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Cunha Santos,
    Voce caiu no conto dos "imediatistas", e olha que vc é "macaco véio", na politica deste sofrido Maranhão. Voce passou os quatros anos de João Buracão e não vir nenhuma cobranças meio hilárica, vc está agradando até os mentirantianos, que estão reproduzindo o seu escrito, é assim que eles gostam de gente que lhes ajude a puxar a corda. Pq então, o Estado não ajuda os hospitais do interior para funcionar, melhorandos os pouco que tem, evitaria assim a procissão de ambulâncias que só serve para trazer pacientes para cá, concorda comigo?

    ResponderExcluir
  3. Caro Macabeu, e você acha que os municípios não recebem recursos para a saúde? Será melhor os prefeitos explicarem onde e como utilizam esses recursos, que são muitos e, pelo visto, devem ser mal administrados como estão sendo os enviados para nossa Capital.

    ResponderExcluir
  4. Caro Cunha Santos e Leitores,

    Votei na mudança prometida por Edivaldo e o Comunista Flavio Dino, entretanto, acho que não só eu mas umas centenas de eleitores desta Ilha foram enganados mais uma vez. Edivaldo prometeu mudança, um novo jeito de governar, porem esse novo jeito parece que quem inventou foi o João Castelo. Porque as ruas estão esburacadas, aqui no Vinhais nunca teve tanto buraco como temos agora. A cidade toda está tomada por buracos, o lixo continua a ser recolhido um dia sim e dois não. Os socorrões com pacientes nos corredores. Hoje alguem falou em uma rádio AM local que as Unidades de Saude dos Bairros que são de responsabilidade da Prefeitura, não tinha ceringa e nem termometro para medir a temperatura. Isto é inconcebivel. O setor de transporte continua um caos. As feiras de nossa capital, todas estão em estado que dá nojo. O pior de tudo é que não vejo um ponto de esperança. Nenhum secretário de Edivaldo diz algo que qmenize o sofrimento da população em todos os setores. Já vamos para tres meses de governo. Quanto a prefeitura já recebeu até agora em repasse federal? Creio que já dá pra fazer algo de impactante, para dizer à população que vai haver mudança.
    O transito, nem se fala. Todas as mudanças feitas por Canidé Barros estão valendo até hoje. Sera que essa secretária não mora aqui em São Luis?

    ResponderExcluir
  5. e aí, Zé Cachaça, cadê o beque?

    ResponderExcluir